• GabaritaGeo
  • Posts
  • Qual melhor faculdade para cursar medicia veterinária na UNESP?

Qual melhor faculdade para cursar medicia veterinária na UNESP?

Qual é a melhor opção de medicina veterinária na Unesp?

Tradicionalmente, quando pensamos em um médico veterinário, já imaginamos aquela pessoa que cuida dos nossos animais de estimação, como cachorros e gatos. Certo? Mas a área de atuação do médico veterinário vai muito além dos cuidados desses bichinhos.

Em um país como o Brasil, que abriga hoje um dos maiores rebanhos bovinos do mundo e conta com a posição de maior exportador de carne de frango do mundo, o médico veterinário é um profissional que vem sendo cada vez mais requisitado, pois é o responsável pela prevenção e controle de enfermidades que afetam a saúde desses animais, além de trabalhar com o aumento da produtividade no setor e com técnicas de reprodução animal.

O profissional dessa área também é requisitado para trabalhos de prevenção e controle zoonoses, enfermidades que afetam algumas espécies e podem atingir os seres humanos, como a raiva e a leishmaniose. Além disso, é papel exclusivo do médico veterinário a inspeção e a fiscalização de áreas de produção e higiene de alimentos.

E, quando se fala em Medicina Veterinária, não se pode deixar de pensar na Unesp, pois seus cursos de graduação estão os 10 melhores do mundo, segundo o ranking da consultoria libanesa EduRank.

A Unesp é a universidade pública do estado de São Paulo com o maior número de campi espalhados pelo estado. Na universidade, o curso de Medicina Veterinária é oferecido em Araçatuba, Botucatu e Jaboticabal.

Independentemente do campus escolhido, os alunos da Unesp estudam disciplinas básicas, como Anatomia, Morfologia e Fisiologia, e outras de conteúdo profissionalizante, como Clínica, Cirurgia, Reprodução e Saúde Animal, além de matérias da área de Humanidades. As aulas práticas são ministradas em fazendas experimentais e laboratórios de diferentes áreas.

As três faculdades estimulam a participação dos alunos em pesquisas científicas e na prestação de serviços à comunidade por meio do atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos de pequeno porte (cães e gatos) e a animais de grande porte (bovinos, equinos, suínos e caprinos), além de animais silvestres. Esses atendimentos são prestados durante o período de estágio supervisionado, obrigatório a todos os estudantes do curso, nos hospitais veterinários mantidos pela universidade.

O curso, independentemente da cidade, tem duração de 5 anos e é oferecido em período integral. Os campi de Araçatuba e Botucatu oferecem anualmente 60 vagas para ingresso e o de Jaboticabal, 50.

Na concorrência no vestibular, os três campi também quase ficam empatados. Em 2022, a nota de corte de Botucatu foi 48 pontos, de Jaboticabal, 46 e de Araçatuba, 41.

            Agora vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada um dos três campi.

A Unesp de Botucatu está localizada no centro oeste do estado de São Paulo, a 230 km da capital. A cidade tem uma população aproximada de 150 mil habitantes, um clima de montanha e é conhecida como o berço da agricultura Biodinâmica e orgânica, o que demonstra a preocupação ecológica da cidade. A região, cercada por propriedades rurais e urbanas, favorece a formação generalista do médico veterinário

O curso, o mais antigo da universidade, que tem quase 60 anos, conta com uma excelente infraestrutura de hospital veterinário, fazendas de ensino, pesquisa e extensão e laboratórios de pesquisa.

A residência em medicina veterinária no campus de Botucatu, pioneira no Brasil, é oferecida desde 1973, com o objetivo de oferecer especialização profissional para atuação no mundo do trabalho e o programa de pós-graduação foi implantado em 1981, sendo o primeiro curso de Doutorado na área aplicada do Brasil.

Já o curso de Medicina Veterinária da Unesp de Jaboticabal é 8 anos mais jovem do que o seu irmão de Botucatu. Nascido em 1971, está a 341 km da capital, instalado em uma área de 844 hectares, juntamente com os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Zootecnia.

Da área total do campus, aproximadamente 14 hectares correspondem à área ocupada por estrutura física, 695 hectares por atividades agropecuárias, 102 hectares por parques e jardins e 34 hectares por matas nativas.

Se você quer cursar medicina veterinária imerso na natureza, esse é o seu lugar.

O curso conta ainda com um hospital veterinário, que é um hospital-escola utilizado para ensino e treinamento de alunos de graduação e pós-graduação da faculdade, de profissionais autônomos e de estagiários de outras Instituições. Além disso, é um importante polo de prestação de serviços à comunidade, por meio do atendimento especializado a animais domésticos e silvestres.

Por fim, o curso de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba, que fica a 520 km da capital, foi implantado em fevereiro de 1990, sendo o mais novo dos três cursos da universidade. Foi implantado inicialmente nas dependências da Faculdade de Odontologia. Em 1992 mudou-se para as instalações do extinto Instituto Noroestino de Trabalho, Educação e Cultura (INTEC), onde permanece até hoje.

O objetivo do curso nesse campus é formar profissionais que, além de conhecimentos específicos da área, tenham também noções de economia e administração, exigências do mercado atual. O curso também preza pelo desenvolvimento de pesquisas de ponta em diversas áreas.

Em 2009, a Unesp passou por um trabalho de articulação dos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de graduação em Medicina Veterinária, com o objetivo de integrar os currículos dos cursos, respeitando suas especificidades locais. Foi criado, assim, um núcleo curricular comum aos três cursos, tornando a estrutura curricular semelhante, principalmente durante os dois primeiros anos do curso.

Apesar disso, cada campus mantém as suas especificidades. Em Botucatu, a universidade é bastante conhecida pelo atendimento clínico de animais de pequeno porte. Em Jaboticabal, a pesquisa genética é destaque (a unidade foi a primeira da América Latina a clonar um mamífero a partir de uma célula adulta). Já o campus de Araçatuba é referência na área de medicina preventiva e produção animal.

Se você leu até aqui esperando que eu te dissesse para escolher determinado campus, talvez fique decepcionado!

Na verdade, o curso dos três campi é excelente. Então, considere outras variáveis, como distância de sua casa e linhas de pesquisa de seu interesse para te ajudar a tomar essa decisão.

E tenha certeza que qualquer decisão será acertada!